*/

sábado, 30 de junho de 2012

Top 5: Melhores trilogias do cinema

Fazer um Top 5 das melhores trilogias do cinema é algo cruel. Eu poderia fazer um Top 10, mas existem algumas trilogias que não se encaixam, na minha opinião, na palavra Melhor Trilogia, até porque eu não vi todas as trilogias do mundo, mas dentre as que vi, resolvi fazer uma lista e deixar como Top 5 mesmo. Muitas trilogias as vezes começa com o 1o filme bom, o segundo médio e o terceiro pessimo. Ou o 1o ruim, o segundo ótimo e o terceiro ruim de novo. Então, a lista vai se critoriosa e somente com filmes que EU acho épicos e que são ótimos em toda a saga.

Muitos vão falar: "poxa, mas não tem Indiana Jones, é um clássico!" mas é como eu disse, são filmes bons, mas que não marcaram a minha vida. Então vamos, sem esse negocio de ordem de favoritismo, ao Top 5 de hoje, Melhores Trilogias do Cinema:

1 - Trilogia Bourne

Cara, filmaço! Mais um filme que foi adaptado de um livro, o A Identidade Bourne, de Tony Gilroy e William Blake Herron. Alias, todos os filmes foram adaptados de livros do mesmo nome, A Identidade, A Supremacia e o Ultimato. São treis filmes - Não diga - de tirar o folego, do começo ao fim, com uma historia fantastica e uma ação ultra realista, sem aquelas cenas super hollywoodianas que geralmente filmes como esses tem. Uma ótima trilogia para ser ver sem piscar os olhos. Se você curte filmes policias com ótimo enredo e muita ação e ainda não viu a Trilogia Bourne, não perca mais tempo! Ah, e esqueça toda critica que diz que eles são complexos demais - até por que filme bom é assim. O bom de Bourne é que você pode assistir diversas vezes e ter um novo ponto sobre os filmes, até chegar no seu real sentido. Eu poderia ficar horas falando, mas enfim, chega.



 2 - Trilogia dos Dolares

Eu não sou fã dos filmes de Western, famosos filmes de Bang-Bang, faroeste ou como queira chamar. Mas essa trilogia é épica também. O Pistoleiro Sem Nome, velho malandro, que faz jus aos nomes dos filmes: Por um Punhado de Dolares, Por uns Dolares a Mais, e Três Homens em Conflito, que ficou conhecido como a Trilogia dos Dolares. A historia, dos três filmes é muito boa, e apesar de não me recordar muito bem deles, com tanto tempo os tendo visto, era mais do que injustiça eu não cita-los já que me prenderam tanto na tela da TV, com meu videocassete, sempre "rebobinando" as fitas de VHS pra assistir novamente. Não sei se é fácil encontra-los hoje em dia, mas é realmente uma ótima trilogia.


3 - O Senhor dos Aneis

Eu até tento não escrever demais sobre esses filmes, mas, mano, é Senhor dos Aneis!
Praticamente ninguem acreditava nesse projeto, somente o diretor que virou heroi, Peter Jackson. Eu já era um enorme fã da Trilogia, depois que li o livro - li a edição completa com mais de 1052 páginas - e depois que a Jhannifer me deu um maravilhoso Box contendo making-of, historia de como toda a gravação ocorreu e tudo mais, eu fiquei mais fã ainda. O livro, como eu mesmo pude perceber, era um livro infilmavel. A cada página que passava, eu ia pensando "Como esse cara conseguiu fazer isso virar um filme?" Eu sou suspeito pra falar, mas a trilogia é, do começo ao fim, totalmente perfeita! Ah, o que pouca gente sabe, é que esse mito, o Peter Jackson, alem de maluco o suficiente para querer gravar esse filme, quis fazer tudo isso de uma só vez! Isso mesmo. Foram, se não me engano, mais de 2 anos de gravação, na Nova Zelandia, para gravar os 3 filmes de uma só vez: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Foi uma jogada de matar ou morrer. Marcou a minha vida. Tanto o filme, quanto o livro, a historia, os making-of e o Game.


4 - Trilogia da Vingança

Acho que dessa trilogia vocês só vão se lembrar de Oldboy. Ah sim, Oldboy faz parte de uma trilogia e é o segundo filme, entre Mr. Vingança e Lady Vingança. São filmes, digamos que bem fortes, e mereceu estar aqui nessa minha lista por sua historia e por ter marcado, principalmente Oldboy que é um filmaço incrivel. O enredo é bem forte, envolve teorias de vingança, drama, amor, tempo e muita luta, se enquadrando na categoria de Ultra-violencia. Faz um bom tempo que os vi e é realmente um ótimo drama os 3 filmes. Apesar do 3 ser um pouco inferior aos outros 2, e ser bastante um pouco parecido com Kill Bill, não deixaria essa trilogia de fora, e quem curte um filme com muita luta e muito drama, tem que dar uma conferida.



5 - O Poderoso Chefão

É obvio, que eu iria falar de O Poderoso Chefão. Guardei o melhor para o final por que achei que iria me empolgar demais falando dele e de sua importancia extrema para o cinema mundial. O Poderoso Chefão é um dos filmes antigos mais comentados ainda hoje. Suas frases, seus personagens, a vida de Don Corleone, tudo isso ainda é lembrado por todos, desde jovens aos mais velhos, que tiveram a honra de poder acompanhar essa trilogia. Coppola é um génio, e mais ainda Mario Puzo, autor do livro O Poderoso Chefão que deu origem a uma trilogia impecavel. Li o livro umas 5 vezes, e não me canso de ler, por que o livro, assim como o filme, trazem muitos ensinamentos importantes para vida. Não só retrata como a Mafia funciona dentro do submundo, mas trata como qualquer pessoa pode ser comprada, como a familia é importante para nós e o quão ambiciosas podem ser as pessoas dentre outras varias coisas que vemos até hoje na vida real. É o único filme, se não me engano, a ganhar os Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor nos dois primeiros filmes. É uma pena que seja tão dificil encontrar hoje em dia em algumas locadoras. Eu mesmo só consegui ver essas obras-prima pela Internet. Cara, que trilogia sensacional, que filme, que livro, que música-tema! Marcou a minha vida! Don Corleone, obrigado!



Bem, é isso aí, claro que faltaram algumas trilogias ótimas, mas como eu disse, dessa vez foram somente os filmes que, para mim, foram e são épicos. Desculpem-me se exagerei nas palavras, mas é que fica dificil falar pouco desses filmes. E se você curte trilogias, continuações e historias incriveis e ainda não viu algum desses filmes, recomendo que dê uma olhada e tire suas conclusões. Discorde comigo, comente e fique a vontade para me chingar e dizer como uma pessoa pode não gostar de Indiana Jones, Toy Story, Star Wars...

0 comentários

Postar um comentário

Seguidores