*/

sábado, 5 de janeiro de 2013

O que Dark Souls nos ensina - Ou o que um game pode ensinar


Quem sabe o que é Dark Souls vai achar esse tópico muito p0ser e muito sem noção. Mas certa vez, vi a pergunta de um velho homem não ser respondida e fiquei intrigado. Ele tinha perguntado: "Os games são perca de tempo. O que eles ensinam?". Eis que a responderei com base no game que estou jogando atualmente que é Dark Souls. Pra quem não sabe, Dark Souls é um RPG de ação em terceira pessoa (Tá, agora explica o que é RPG) e sua principal caracteristica é de ser extremamente blastermente ultramente fodasticamente difícil e, como muitos se referem a ele, sádico. Arrisco a me dizer que é o jogo mais dificil da nossa atual geração gamer e foi exatamente isso que o fez se tornar tão querido e odiado pelos jogadores.

Pra ser super rápido, a historia de Dark Souls é muito complexa e misteriosa. Isso porque o jogo não esclarece nada sobre a historia. É somente você, um morto-vivo (sim, você não é exatamente um herói) em um lugar hostil onde tudo é desconhecido e malévolo. Cabe a você a missão de descobrir como mudar tudo isso. Não serei muito extenso, mas principalmente pra quem curte uma ótima trama cheia de mistérios, dá uma conferida na historia geral de Dark Souls e se possível dá uma jogada por que só jogando pra entender. Vamos saber então, o que esse game nos passa ou ao menos nos faz "recordar".

1 - Nem tudo é tão fácil

Como eu disse no começo do post, Dark Souls é cruel com seus jogadores. A dificuldade do game é algo impressionante e é isso que nos faz ficar cada vez mais instigados. Somos desafiados pelo game e pelo mundo de DS a encarar tudo de peito aberto, sem muitos detalhes. Assim como na vida, nem tudo será tão fácil. O que determinará sua vitoria é sua persistencia e seu foco em conseguir conquistar o que desejas. No pain, no gain. Claro que a nossa vida não se compara a um mundo cheio de monstros onde com apenas um golpe a gente morre, felizmente. Mas acredito que essa seja uma das coisas que DS nos faz parar pra refletir.

Taurus Demon. É um boss fácil. Só morri 18 vezes pra ele.

2 - Devemos ter estrategia, sem afobação

Isso vale pro mundo dos negócios, pra vida pessoal, e também para Dark Souls. Os fãs de games sabem que em God of War geralmente damos 35 golpes sem parar em nossos adversários para conseguirmos liquida-los. Em DS não é bem assim. É muito cru. É muito próximo a nossa realidade. Se você ir com afobação, vai acabar sendo derrubado. É preciso estrategias para se vencer os obstáculos. Pular sem olhar também é necessário. Mas certas vezes, é preciso observamos tudo ao nosso redor e traçar estrategias e rotas que nos levem exatamente para onde queremos ir.


3 - Explorar é preciso

O conhecimento rege o mundo. Se você sabe mais sobre um determinado assunto do que eu, você está um passo a minha frente. A exploração aqui abordada é sinonimo de buscar o conhecimento. Por exemplo, em meu trabalho há um cara que meche com produtos médicos há quase 5 anos. Ele entrou na empresa sem saber absolutamente nada. E como faz uma pessoa pra vender algo que não conhece? Hoje em dia, arrisco me a dizer, ele é muito mais sábio que muitos estudantes e profissionais da área. Seu segredo? Ele se aprofundou no assunto. Ele explorou. O conhecimento é uma arma tão letal... Em DS explorar, buscar descobrir sobre algo pode resultar em ter encontrado um item raro no jogo. E isso DS nos ensina bem. Se você explorar, vai ser recompensado.

Anor Londo. Apesar de todos os monstros, Dark Souls tem um ambiente muito bonito e rico

4 - Quando a barreira é muito alta, faça a volta!

Sim. E não tem nada demais nisso. Quando há uma barreira devemos pula-la sem hesitar. Mas quando ela é muitíssimo alta o que nos resta é fazer a volta. Em DS, nem sempre quando você se encontrar com um monstro ou com uma porta fechada quer dizer que você vai ter que encarar aquilo. Se você fizer a volta provavelmente vai encontrar o lugar da porta fechada. Isso poderia entrar no ensinamento numero 2 e 3. Ou seja, não vá contra tudo e contra todos de peito aberto. As vezes é melhor evitar e voltar um outro momento do que acabar perdendo ou se precipitando.

5 - Certas atitudes podem gerar consequencias indesejadas

Logo quando eu comecei em DS, leigo, desrespeitei todas as regras de relações humanas e sociedade e acabei atacando um NPC (personagem do jogo). Resultado, ele se rebelou contra mim. Eu o matei, porem, eu ia precisar de algo que somente ele poderia me dar: uma bendita chave. Resultado? Tive que apagar quase 5 horas de jogo (sorte eu estar no começo ainda) e voltar tudo do começo. Por que diabos eu o ataquei? Por nada, somente por atacar. Outra vez, vi um objeto brilhando do outro lado de uma passarela. Confiante no meu salto, tentei pular para alcança-lo. Acabei caindo num abismo sem fim e perdi todas das minhas almas (almas são pontos e dinheiro do jogo). Enfim, como o título alto explica-se, certas atitudes, se não pensadas e repensadas podem causar consequencias ruins e talvez até irremediaveis. Cautela, cuidado, pensamento, repensamento e aí sim ação. Mas lembrem-se, não estou falando pra você ficar lá esperando, pensando, esperando... infinitamente... Agir sem pensar é diferente de agir rápido. O mundo corre, e como vi em um outro blog certa vez: "Hoje em dia quem menos corre voa".

Na Bonfire. O lugar onde você repousa e repoem suas forças. Acredite, vai ser o único lugar que você irá querer encontrar na frente.

Bem, espero que o post não tenha ficado cansativo e que vocês tenham pego a essência do que eu quis passar. Games nos ensinam muitas coisas, se pensadas pelo ponto de vista certo. São coisas que se passam em nossa vida cotidiana e as vezes só damos conta disso em uma outra forma, seja em livros, games, filmes. A sociedade é assim. As vezes só nos damos conta de algo se nos forem apresentadas de uma outra forma.
Se curtiram e ficaram curiosos pelo Dark Souls corram que o jogo é enorme e sua lore é intensa. Mal posso esperar pelo Dark Souls II. E olha que eu tenho 14 horas de jogo só. Não estou nem no começo. Paciência e ação é a chave. Até mais!

0 comentários

Postar um comentário

Seguidores