*/

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O pequeno mundo do Tumblr

Confesso que logo que conheci o Tumblr, na primeira impressão, tive um certo preconceito em relação a ele. Pensei o mesmo que todo homem "machão" pensa ao vê-lo: "Coisa de menininhas com problemas sentimentais consigo mesma". Até hoje com a alta popularizão do mesmo, é grande o números de criticas digiridos a ele. Mas eu consegui captar a ideia geral que o Tumblr passa e passei a respeita-lo como rede social e não como um único usuário.

As pessoas se esquecem que são os bloggers quem fazem o Tumblr e não ele propio. Se uma determinada pagina é muito "depressiva" isso é com a dona da pagina, e não com o Tumblr. O mesmo não poderia ser feito com o Wordpress ou blogspot ou até mesmo com o Twitter? Então, já aqui, acabamos com a teoria de que o Tumblr é um local para pessoas "Forever Alone". O que acontece é que o Tumblr é um microblog.
E microblogs fazem sucesso por alguns motivos, tais como: Ser rápido, direto, sucinto. Ser mais fácil de expor sentimentos pelo fato de ser mais limitado, entre outros.

Eu não tenho um Tumblr e nem precisei ter um para descobrir isso. A minha princesa tem um, que, modéstia a parte, é muito bom. O Tumblr, por algum motivo, conseguiu fazer sucesso entre as garotas. Talvez pelo fato de ser bem visual. O Tumblr é 70% só imagens (O que também explica o fato de expor sentimentos, uma vez que, caso você não seja boa com palavras, os expõem através de imagens ou gifs).
Quer queira quer não, o Tumblr se tornou uma rede social bem sentimentalista e isso pode ser observado pelos reblogs de suas donas.

É uma forma, digamos que "anonima", de expressar sentimentos, dizer verdades indiretamente e etc. Há coisas que sua namorada não o diz diretamente, mas talvez sim pela sua página no Tumblr. Claro, isso não é algo 100% saudável, mas essa é a verdade das mulheres. Elas estão acostumadas a conhecer homens que não ligam muito pro lado sentimental. Não é culpa das mulheres, mas sim do mundo ao seu redor que desde cedo a molda a pensar dessa forma. Sejam crápulas que hajem como pseudo-homens, seja a propia sociedade que as fazem pensar: homens não ligam pra sentimentos.

De qualquer forma, o Tumblr tem esse papel de "desabafo". Talvez seja por esse mesmo motivo, aí voltamos a um ponto tocado acima, que o Tumblr seja conhecido como o lar dos Forever Alone. O Tumblr é uma rede social de expressão. Apesar de criticas, é uma rede social muito usada por diversos tipos de pessoas, não só as "menininhas", como são taxadas ou como pensam muitos. Empresas, celebridades e outras formas de mídia que usam pequenos posts para expressar uma ideia, uma noticia, uma tirinha, dentre outros, usam o Tumblr como rede social pratica e simples que é.

Outro tipo de critica que, devo ser sincero, acho que tem um pouco de verdade, é o fato do Tumblr ser uma rede social em que se preza muito o reblog, semelhante ao ato de Compartilhar do Facebook. A critica é que dessa forma, a rede social vira um copia-cola sem limites, onde nunca se sabe a origem real de uma imagem ou post caso ele não seja seu ou de algum conhecido próximo. Mas aí vamos ao ponto de que o Tumblr é uma rede social. Não um mural de imagens que precisem de algum tipo de direito autoral. É uma rede de socialização, onde eu posto uma imagem com algum tipo de mensagem/propaganda, você rebloga caso tenha gostado e as pessoas que o seguem, caso gostem também, irão reblogar. Esse é o ciclo. Não tira a o principio do Tumblr e muito menos o seu expressionismo.

Bem, apesar do post ser meio vago, essa era mais ou menos a ideia que quis passar. Chego a conclusão de que o Tumblr é uma rede social que cresce muito devido a sua praticidade e simplicidade. Você filtra o conteudo que quer receber na dashboard (local onde você recebe os ultimos posts da pagina que segue) e dessa forma não se torna uma rede suja de conteudo. Não farei comparações com outras redes sociais pelo fato de não ser um expert nessa parte. De qualquer forma, aprendi a compreender e respeitar não só o Tumblr em sí como os usuarios, que poderiam ter usado qualquer outra rede social para se expressar. Esse é o mundo da liberdade de expressão.

1 comentários

Unknown 20 de fevereiro de 2013 às 11:48

Olá, vi em outro blogue Seu Interesse por maquiagem, sera que vc conhece os Produtos Mary Kay, sou Diretora da Empresa e se vc tiver Interesse em tornar-se uma Consultora de Beleza com lucros de 25 a 40% mais Bônus sensacionais, ATE MESMO Seu Próprio Carro rosa Entre em Contato Comigo Pelo e-mail: arquiteturadabeleza.marykay @ gmail.com.
Vc Vai Gostar, beijos

Postar um comentário

Seguidores