*/

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Jiu Jitsu: A arte suave milenar



Pra começar bem a área de Esporte, nada melhor do que falar um pouco sobre o Jiu Jitsu, que alias eu sou praticante e amante. Estar no tatame é uma sensação totalmente diferente, e só pisando lá pra saber o que se passa na hora.

Pra você que já está interessado em entrar e só está faltando alguns detalhes, leiam a historia do Jiu Jitsu, para já entrarem na academia conhecendo a historia. Se você é daqueles que não gosta de historias, por mais interessantes que elas sejam, pulem a parte da historia :-)
Só lembrando que a historia é apenas um resumo muito resumido, onde foi usado diversas fontes encontradas na propia Internet. Para mais informações sobre a historia completissima dê uma olhada no Google


A Historia

Segundo os historiadores, o Jiu Jitsu, que significa Arte Suave, nasceu na Índia e era praticado pelos monges budistas que usavam como auto defesa contra assaltantes. Os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Depois o Jiu Jitsu se expandiu para a China e logo depois Japão.

Conde Koma
Pra resumir a historia toda, Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, que era um dos mestres da arte que viajavam o mundo mostrando a arte, veio parar logo onde? Em Belém do Pará, onde ele conheceu a família Gracie que se tornou entusiasta do Jiu Jitsu. Carlos Gracie se especializou na técnica, viajou por aí ministrando aulas e ganhou dinheiro derrotando adversários mais fortes do que ele.

Assim nascia a supremacia Gracie, onde Carlos, ensinou a todos os irmãos o Jiu Jitsu de Koma. Há algumas contradições quanto a isso, porem foi Helio Gracie, irmão de Carlos, quem aperfeiçoou o Jiu Jitsu e o adaptou a seu porte físico que era fraco, magricela e franzino. Helio ainda declarou que o que o seu irmão lutava era Judô. Historias a parte, foi Helio quem criou todos os dispositivos de alavancas, fazendo com que fosse possível derrotar oponentes muito maiores e mais fortes. Uma coisa que muito pouca gente entende é o porque de se chamar Jiu Jitsu Brasileiro, se a técnica não nasceu aqui. Por que?

Com a fama dos Gracie crescendo, os japoneses vieram pra cá instalar academias de Jiu Jitsu, mas um Jiu Jitsu diferente do usado por Carlos. Os japoneses focavam mais em quedas (derrubar o adversário no chão), enquanto os Gracie focavam na luta mais no chão, em finalizações, e etc. Foram modificadas as regras internacionais do JJ do Japão e aí já era. Tomamos essa dos Japoneses! De lá pra cá o JJ só fez se expandir por todo o mundo, sendo um dos requisitos principais para lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas).


O JJ e seus beneficios

Confesso que não esperava tanto do JJ antes de entrar. Confesso que não achei que fosse melhorar imensamente, tanto na parte física quanto na parte mental. Praticar uma arte realmente te deixa mais confiante diante as coisas e te faz ter um olhar totalmente diferente. Há uma frase de um lutador que eu gosto em que diz que entramos na academia garotos e saímos homens de respeito, honra e moral, algo assim que não me recordo agora.

São tantos os beneficios que o fato de você estar aprendendo só como auto-defesa é esquecido, e logo você para e pensa: "Nossa, como isso é fascinante!".  Não se trata apenas de corpos rolando feito aranhas (como muitos chamam). É uma coisa que só você praticando pra conferir. Realmente, o JJ é fascinante! O modo eficaz e simples como as coisas são feitas. No começo você pode até tentar usar da força, mas com o tempo você acaba aprendendo que força não é pareo para a inteligencia.

Dentre os beneficios físicos do Jiu Jitsu, eu posso citar, de acordo com o artigo feito pelo Sensei Franck - Edson Carvalho Team, os mais importantes:

- Melhora do condicionamento cardio-pulmonar;
- Melhora do sistema circulatório e respiratório;
- Redução dos níveis de estresse, ansiedade, depressão, insônia e nervosismo;
- Desenvolvimento da musculatura. Trabalha e define o corpo, como braços, ombros, abdômen e quadril, tanto em homens quanto em mulheres; 
- Aquisição e Desenvolvimento da auto-estima, auto-conhecimento, auto-defesa e disciplina;
- Moderação no temperamento, desinibe os tímidos dando-lhes segurança, e equilibrando e acalmando os agitados e ansiosos;
- Fortalece o Caráter e a Ética, além de trabalhar a Responsabilidade e o Respeito;

Entre outras coisas, sem contar nos beneficios psicológicos...
 
Alem disso, há ainda, um certo preconceito com mulheres no JJ. Mas esse preconceito é justamente das mulheres que não conhecem a arte direito. Não se deve negar, há algumas posições que podem ser constrangedoras para uma mulher, mas é arte, não há nenhum tipo de maldade. As mulheres ainda acham que JJ é coisa de homem brutamonte fortão, o que é errado. Lembra-se do significado do nome Jiu Jitsu? Isso mesmo, a arte foi aperfeiçoada para pessoas magras, sem força nenhuma. Como você acha que o magricela Carlos Gracie virou uma lenda e venceu competidores com mais de 30Kg?

Bem, acho que o artigo já tá ficando grande demais. Então é isso, por enquanto. Se você se interessou, não perca tempo, vá a academia mais próxima de você. Lembre-se de não escutar os outros. Muitos inventaram alguma coisa de mal sobre o Jiu Jitsu, mas dê uma olhada você mesmo e analise. Não custa nada, e na pior das hipóteses terá valido a experiência. 

Sensei e os meus irmãos que treinam comigo e que me ajudam com a maior paciência. Valeu, pessoal, vocês são os meus ídolos! 

Referencias: CBJJ 

Escrito Por: Felix Costa

0 comentários

Postar um comentário

Seguidores