*/

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Brasil, eu te amo, só não gosto mais de você.




Querido Brasil, queria te dizer que também sinto pena de você. Que os humanos são tristes, injustos, preconceituosos, mentirosos... E eu demoraria uma eternidade para dar nomes aos humanos. É uma pena, é quase doentio e defeituoso não sentir nenhum orgulho de viver aqui. É dolorido não ter esperança e nem fé na sua melhora, Brasil. Por que quem está lá comandando você não faz por merecer. Por que aquelas mil pessoas trancadas dentro daquele auditório enorme discutindo o aumento de salários deles, e os problemas que pouco importa, e não fazem diferença nenhuma para ti e para nós. Por que aqueles que só aparecem pra dizer que apareceram e que não fazem nada para melhorar o lugar que vivem são os piores humanos. Aposto Brasil, que eu te amo mais que eles. Aposto que os filhos desses que se dizem dispostos a ajudar, a mudar, a transformar, estão lá fora, em outros países. Tendo a melhor educação, a melhor proteção e mil e uma possibilidades de tentar ser melhor. E se você, Brasil, fosse um humano ou uma criança eu seguraria a tua mão e te levaria para dar uma volta comigo, pra quem sabe assim você consiga ver o mundo como eu vejo. Também, nesse dia, pediria pra conversar com o Presidente, e levaria você junto pra essa reunião. Ah Brasil, eu tenho tantas coisas pra perguntar ao Presidente. Perguntaria se ele consegue dormir a noite sem pensar nas crianças no meio da rua? Se ele consegue comer do melhor sem chorar ao lembrar que metade desse país passa fome? Se ele deixaria os netos dele passear sozinhos por essas ruas, pelas praias, por todos esses lugares incríveis que existe aqui, sem se preocupar se eles voltariam pra casa? E como ele ainda consegue andar de cabeça erguida vendo mães chorarem, crianças passando fome, violência, mortes, medo? E o que ele sente ao ver tantos sem-tetos nas ruas? ( Se é que ele ver) E eu, com todo respeito do mundo, pediria que ele me desse uma resposta justa e uma solução que saísse do papel e virasse algo concreto em que eu pudesse acreditar e esperar.
Tem pessoas morrendo pela violência sem controle. Tem filhos chorando pelos pais que perderam e tem pais chorando pelos filhos que perderam. Não é injusto os sonhos se acabarem, os planos virarem pó e as famílias perderem o rumo. E tudo isso por que ninguém é capaz de mudar. Nem quem está no comando e nem aqueles que estão apenas vivendo como cidadão. Por que ambos pecam. A sociedade é falha por que os cidadãos são falhos. As leis são falhas por que as pessoas erram. As pessoas erram por que a sociedade é falha. Vivemos em um ciclo vicioso. E eu morro de medo por que não vejo um fim do ciclo. Por que não vejo soluções, nem alguém que faça algo que mude. Eu só vejo pessoas reclamando, mentindo, roubando, matando... É Brasil, a culpa não é sua. Você não é um humano, nem uma criança e muito menos um presidente. A culpa é nossa. Fomos nós que estragamos você.  E tudo que eu peço antes de dormir é que um dia eu possa te amar e gostar de você ao mesmo tempo e que eu consiga sentir isso pelas pessoas também.

Esse País é falho por que as pessoas esqueceram como é amar o próximo.

0 comentários

Postar um comentário

Seguidores