Confesso que no começo fiquei com uma pulgazinha atrás da orelha quando soube que a Globo teria um reality musical. Não só pelo fato de o último reality musical da Globo - até onde o autor lembra - não ter dado muito certo. Também pela veracidade desse programa já que na Globo as coisas costumam ser, digamos que meio as escondidas, manipulável.
Enfim, não estou aqui pra fazer critica ao sensacionalismo da TV brasileira mas sim fazer um comentário positivo a respeito do The Voice Brasil, que apesar de ter mantido o nome do formato origina holandês The Voice of Holland, é muitíssimo brasileiro.
A proposta do programa em sí já é, no minimo, totalmente diferente do convencional. Julgar uma voz, sem estar a par da aparência de seu dono ou sua performance. É importante lembrar também que o reality não molda um artista. Todos os participantes são músicos profissionais e tem muita experiência. Por isso, o mais importante é a voz.
Já não fosse por tudo isso, o programa me fez parar pra pensar: quanto pouco conhecemos de nossas músicas.
O ponto que achei mais importante para o The Voice foi exatamente o fato de estarem, de certa forma, resgatando e expandindo músicas que já foram temas incansaveis de rádios. O programa de certa forma, nos traz um bom repertorio musical brasileiro que desconhecemos e mais importante que isso, músicas de qualidade. Acho isso muito importante, porque ao invés de ouvir as mesmas músicas que fazem sucesso atualmente apenas para cair no gosto popular, vemos artistas interpretando - a gosto dos jurados - musicas lindíssimas e, como no caso de O Canto das Três Raças de Clara Nunes, recriando a música. Música essa que foi interpretada por Ellen Oleria e Maria Christina. Clara Nunes que me desculpe, mas a música em suas vozes teve um upgrade tão brilhante que seria até estranho voltar a ouvir a versão antiga.
Apesar de ter seus pontos negativos, o The Voice consegue ser um reality diferente e que prende os telespectadores à TV para ouvir músicas que talvez nunca tenham ouvido. Espero que o programa se torne mais brasileiro ainda e que continue nessa pegada de resgatar músicas que, acima de tudo, são genuninamente brasileiras.
E aí, vocês concordam? Acham que o The Voice é ótimo ou um porre? Deixe seu comentario ;)
0 comentários
Postar um comentário