*/

sexta-feira, 9 de março de 2012

Buscando "equilibrio"? Pratique SlackLine

Acho que pelo menos a maioria de vocês já brincou de andar em cima de uma linha no chão sem pisar fora, ou no meio fio de alguma calçada, certo? Os mais atualizados já devem saber que isso é um esporte! Sim senhor, mas não é no chão ou na calçada não. É nas alturas!


Calma, pessoal. Você que já deve ter se assustado com a imagem, vamos do começo sem se assustar.
O Slackline é um esporte praticado sobre uma fita esticada em duas bases que podem ser pedras, arvores e etc, que como você deve ter percebido na imagem, força você a atravessar a fita, usando apenas o equilíbrio do seu corpo. Isso virou um esporte lá pros meados dos anos 80 mas ultimamente tem tido muito crescimento, principalmente nas mídias.

SlackLine não é simplesmente andar sobre uma corda sem cair. SlackLine pode ser considerado uma mistura de arte, esporte e meditação, pois faz com que o praticante busque paciência e harmonia. Ensina você a controlar a sustentação do seu corpo, e ainda por cima, por mais estranho que pareça, ele ainda treina a barriga e os músculos inferiores e superiores.

Se você ficou com medo da imagem a cima e disse: "Só doido vai andar em cima de uma corda debaixo de uma cachoeira à uns 30m do chão" não tenha medo. Eu só o coloquei no começo para dar um drama no post, mas existem vários tipos de "slacklines". Vamos ver sobre eles:


Soulline: na verdade é uma frescura essa modalidade já que alguns a reconhecem outros não, mas basicamente é o inicio do slackline, onde o praticante aprende a ter o equilíbrio necessário para avançar para modalidades mais avançadas. Muito divertido entre amigos:


Longline: Como seu nome sugere, é o slackline com uma distancia média de 20mts, o que requer do praticante muito mais equilíbrio e concentração até atravessar o longo percusso. Geralmente ele não é feito muito alto, devido sua distancia. Depois de 1mts de altura por aí:


Highline: Nesse o bixo pega. Geralmente são bem altos e quanto mais alto, mais adrenalina e dificuldade para os participantes. Sabe aquela primeira foto lá em cima? Então, aquilo é Highline. 

Trickline: Aqui é onde a arte entra. Cansados só de atravessar essas fitas de um lado pro outro, eles começaram a querer fazer manobras e movimentos de alto grau de dificuldade e tudo isso em cima de uma corda!

Existem algumas outras modalidades, mas para mim tudo se encaixa nessas 4, então não vi necessidade de só complicar essa esporte tão legal e divertido de se praticar. No Slack não há idade ou sexo para se praticar. Pode ser praticado por crianças até mesmo idosos, que buscam o aperfeiçoamento do corpo e que buscam uma melhor concentração nas atividades do dia-a-dia e acreditem, o slackline proporciona isso. Apesar de parecer um tanto inocente e sem criatividade, é um esporte que ainda vai muito longe!

0 comentários

Postar um comentário

Seguidores