*/

sábado, 1 de dezembro de 2012

O doce jardim de Tiê


 Quando ouço falar de MPB penso logo nas vozes femininas. Não sei porque, mas acho que o MPB combina muito com o vocal feminino. E quando lembramos de mulheres na MPB, lembramos de Adriana Calcanhotto, Marisa Monte, Gal Costa dentre outras feras. Apesar delas serem eternamente apreciadas, hoje em dia me parece que o publico mais novo prefere um tipo de MPB diferente. Com uma pegada bem Folk e uma pontinha de Indie vide Mallu Magalhães que inclusiva já foi aclamada por grandes revistas como a Rolling Stones Brasil.

Já que é pra falar de um MPB mais "cool" é inevitável falar de Tiê. Tudo bem que ela aparantemente pode não ter nada demais, nem sua voz nem seu estilo musical.  Mas há algo na leveza de sua voz que a torna tão empolgante que eu acho impossível não acompanha-la enquanto canta.

Lançou em 2009 o seu primeiro álbum, Sweet Jardim, que contou com a participação de várias feras como Toquinho. O mais impressionante nesse álbum é a forma delicada como ela compõem. Se quer se acalmar, ouça esse disco. Como o propio título propõem, trata-se de um álbum bem autobiográfico. Percebemos traços bem perceptíveis de David Bowie, Tom Waits, Beatles dentre outros. Só uma coisa pra falar desse disco: Excepcional elevado ao infinito! Ta louco...


Em 2011 surge A Coruja e o Coração, que lhe rendeu indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010. Fez uma turnê mundial passando New York e Europa. O álbum tem a mesma pegada doce e a forma simpática de fazer músicas autobiográficas. Esse álbum alem de contar com uma pegada Country, traz regravações de Mapa-Mundi, Só Sei Dançar Com Você, e por uma versão muito daora de Você Não Vale Nada - Sim, aquela música de algum grupo de Forró, confesso que isso me surpreendeu, mas o resultado ficou interessante. Uma coisa sobre esse álbum: Ta louco duas vezes elevado ao quadrado.

Assim como suas músicas, as capas de seus discos traz uma certa abstração bem gostosa. Enfim, chega de fazer Marketing da Tiê, mas ela de fato merece. Se você gosta de MPB clássico ou de algo mais Folk, vai se identificar bastante com ela.
 Pra finalizar, aí vai uma música dela caso eu não tenha conseguido te convencer, haha - brincadeira. É isso, pessoal. Qualquer coisa só comentar e se quiser mandar dicas de cantores/artistas "novos" só mandar :-)


0 comentários

Postar um comentário

Seguidores