*/

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Faculdade x Sonho.




Todo mundo quando pensa em faculdade, pensam logo em garotos bonitos, festas, novos amigos, novas paqueras, garotas bonitas, lugar espaçoso para se conhecer, conhecer outras pessoas e se encontrar... Sim, é tudo isso e mais um pouco mesmo, mas não é APENAS isso. Tem o outro lado chato, talvez não chato, mas trabalhoso que só. Tem as provas que são difíceis sim, que vão te fazer pensar, que vão exigir que você estude muito, e quando eu falo muito ainda é pouco,acredite. Tem os trabalhos que não poderão ser qualquer trabalho e se você não é se prepare para se tornar perfeccionista com os trabalhos. Nada de copiar e colar como antes. Vai ter que deixar a timidez de lado se não o mundo vai te engolir. Personalidade, autoconfiança, saber se expressar,impor ideias e enfim, você vai precisar de 10 litros de tudo isso e mais algumas coisas. Conviver em grupo é outra coisa que vai ter que aprender a lidar, saber que as pessoas são diferentes, que sua opinião as vezes não vai ser importante mais precisa ser dita, vai ter estresse com o trabalho que o outro não fez, não terminou, que está atrasado e principalmente os professores : Eles não vão perdoar se você atrasar a entrega do trabalho. Vão te dá zero se por acaso você tiver colado o trabalho igual a do seu amigo.  Faculdade tem seu lado positivo e negativo sim, igual a tudo na vida.
Mas, o que eu aprendi mesmo, é que alguns sonhos precisam ser deixados pra trás, isso não quer dizer que você desistiu, mas que a vida te deu outra oportunidade. Eu queria fazer publicidade e propaganda, meu sonho. Mas a mensalidade é muito cara. Não fiz a prova da UFBA (por que eu esqueci o dia pra se inscrever, um erro – eu sei). Tirei pontos bons no ENEM isso me proporcionou uma bolsa em uma faculdade pra fazer ADM ( Administração). No começo eu queria desistir, esperar esse ano passar. Estudar pra tentar a Federal. Mas eu pensei que 12 meses é muito tempo. Que esperar um ano passar é ficar mais velha. E envelhecer sem crescer, sem conhecimento é como perder 50 anos em um ano. Agarrei a oportunidade e eu que pensei que ia desistir logo nos primeiros 2 meses do 1° semestre,me surpreendi comigo mesma por está gostando da área que estou cursando. Não foi o que eu sonhei, é verdade. Mas foi o que coube no bolso. O que deu pra levar. Dizem que portas que são abertas precisam ser adentradas. Enfim, Deus me deu a oportunidade de não desperdiçar esse ano. Deu-me uma bolsa. Colocou-me numa faculdade com ótimos professores. Numa sala com ótimos alunos. Numa equipe com ótimas pessoas e que quero levar pra vida toda. Acabei descobrindo que tudo que tou vivendo tá saindo melhor do que o sonho que eu tinha em fazer publicidade e propaganda. Por isso, vai uma dica pra quem quer fazer faculdade, quer realizar seus sonhos. Se você quer fazer um curso que custe caro e você, nem seus pais tenham condições de pagar, então preste atenção. Primeiro: Estude muito pra entrar em alguma faculdade publica. E quando eu falo muito (vou repetir) ainda é pouco. Estude como se o mundo fosse acabar hoje mesmo. Deixe de lado alguns lazeres, algumas distrações, isso não quer dizer que tenha que se isolar do mundo, isso quer dizer que você vai só diminuir o que antes fazia com frequência. E não adianta estudar faltando dois meses, uma semana ou dois dias da prova. Tem que estudar desde o dia que pensou em realizar o seu sonho. Aprenda que o tempo passa, a gente envelhece, e tempo perdido não volta-clichê por clichê eu acredito nesse. Agora, a segunda dica: Se você ganhar alguma oportunidade pra fazer algum outro curso, mesmo que não tenha nada haver com o que você sonhou, mesmo que você ache que vai perder tempo, agarre-o. Se entregue mesmo. Se essa for à única opção que te resta é por que, talvez, o cara lá de cima, tá te dando um empurrãozinho.  Sonhos são bons, mas às vezes é uma pura ilusão. É melhor perder tempo fazendo algo que não era o esperado, do que perder tempo sem fazer nada.
Acorde. O mundo de hoje é dos espertos. E quando falo espertos falo de pessoas inteligentes, dispostas a encarar o novo, a abraçar as oportunidades, a se entregar mesmo. Se você não for independente, você dança. Tudo é lindo quando é jovem e é hoje, na juventude, que temos que fazer as coisas certas, podemos até errar, e temos que errar agora, pra mais tarde, depois dos 30 podermos falar: Valeu a pena.

1 comentários

r a q u e l 16 de julho de 2012 às 08:00

Adoro o texto e concordo a 100% :)

Postar um comentário

Seguidores